°♥
Se com esse blog eu conseguir fazer diferença na vida de uma única pessoa, já terá valido a pena.♥°

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DEDICAÇÃO

Depois de abandonar o blog estou de volta!
O motivo para ter abandonado se explica pelo motivo do meu retorno: "Se com esse blog eu conseguir fazer diferença na vida de uma única pessoa, já terá valido a pena". Ou seja, eu parei de escrever porque achava que era tempo perdido, achava que ninguém lia... Porém hoje, quase quatro meses após minha ultima postagem, fiquei sabendo que o blog fez diferença para alguém. Então, aqui estou de volta!
E minha postagem de retorno será sobre isso...
Isso de você fazer algo sem esperar nada em troca e ser surpreendido com alguém que valoriza o que você faz...
Bom, eu procuro não escrever coisas pessoais aqui, mas às vezes é bom darmos exemplos para ilustrar melhor o que queremos dizer.
O problema de falar sobre coisas pessoais é que a gente corre muito mais risco de ser mal interpretado; de parecer estar querendo tirar vantagem ou "se exibir" de alguma forma... Mas hoje eu escolhi correr esse risco.
Bem, nesse pouco tempo de formada tenho tido a felicidade de colher muitas coisas boas pelo meu caminho. Coisas que eu estava plantando mesmo durante a faculdade e nem me dava conta. Acredito que a sementinha foi eu ter escolhido psicologia por amor (isso parece bem clichê, mas não encontro outra forma de dizer isso), daí pra frente a palavra que me definiria seria DEDICAÇÃO e é essa palavra que eu trago comigo. Eu me dedico ao que eu me interesso. >> A essa altura quem está lendo deve estar achando esse post uma chatice e não estar entendendo aonde eu quero chegar... rs <<
Pois bem, eu fui estagiária de um abrigo no fim da minha faculdade... E eu me dediquei a esse estágio e minha supervisora sempre elogiava minhas iniciativas por fazer coisas diferentes do usual - porém eu não fazia para ser reconhecida, mas porque pra mim era algo natural, algo que eu PODIA FAZER.
Quando meu estágio terminou, eu continuei indo ao abrigo, conversando com meu supervisor de lá, brincando com as crianças... Fazendo muitas coisas que eu fazia como estagiária, mas sem nenhum compromisso com a instituição. Depois de formada continuei fazendo a mesma coisa, sendo uma visita conhecida! Isso pra mim também foi muito natural - eu me apeguei as crianças e não quis perder o contato com elas... Pra mim, ver o sorriso delas e receber o abraço era o que eu precisava pra continuar voltando lá >>claro que por vezes eu também tinha que lidar com birras e mal criações, afinal eram crianças normais que faziam coisas comuns a qualquer criança<< Bom, um certo dia eu recebi uma ligação... Um convite para ser psicóloga de um abrigo; convite esse que veio devido a minha DEDICAÇÃO às crianças do abrigo que eu fui estagiária.
Hoje, trabalhando em abrigo eu recebo elogios sobre minha atuação. Coisas que eu faço que pra mim são naturais, coisas que eu estando ali POSSO FAZER.
Não sei se estou sendo clara, mas... Me veio uma frase a cabeça agora, não sei é de quem, mas é assim: "Se não puder fazer TUDO, faça TUDO que puder". É isso que eu quero passar com tudo isso que escrevi. Que quando a gente faz o nosso melhor acaba colhendo os frutos disso; eu sei que nem sempre as coisas dão tão certo, muitas vezes a gente acaba se acomodando as situações e limitando nossas ações... Encontro muitas pessoas que fazem muitas coisas mas fazem tudo "de qualquer jeito". O que falta pra essas pessoas? DEDICAÇÃO.

Sinceramente eu não gosto nem de pensar em um dia acabar me acomodando e sendo mais uma na multidão que "deixa a vida me levar". Quero sempre me lembrar do que é sentir que a gente está fazendo diferença... Não um lembrar passivo baseado em memórias do que eu já fiz; mas um lembrar ativo onde minhas atitudes me trarão essa sensação novamente, e novamente, e novamente.
Hoje eu quero convidar quem está lendo a se DEDICAR a alguma coisa, mesmo que seja uma coisa pequena... Tendo em mente que dificuldades virão, que sempre terá alguém que vai tentar te fazer "desacelerar" e se acomodar novamente; mas eu te convido a não desistir, a enfrentar as dificuldades e SE superar a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso??