°♥
Se com esse blog eu conseguir fazer diferença na vida de uma única pessoa, já terá valido a pena.♥°

domingo, 20 de março de 2011

Nova educação

Tenho pesquisado sobre a "nova educação" que consiste em educar as crianças sem bater; mas mostrando como consertar seus erros e recompensando seus acertos.
Na prática da Casa de Acolhimento a dificuldade é muito grande, visto que a gente já encontra as crianças vindas de diversas formas de (tentativa) de educação - que não deram certo. Então temos de reconstruir a base.
Estou lendo o livro Quem ama, educa! de Içami Tiba, e nele encontrei algumas coisas que auxiliam na forma de agir com as crianças.
Vou trascrever um trecho do livro que achei de grande relevância e acredito que podem ajudar muita gente.
"O que faz flores evoluirem para frutos são os princípios da coerência, constância e consequência". pág 69
Somente desta frase é possível fazer uma reflexão sobre a criação das crianças: Quando um adulto FALA para a criança como ela deve se comportar a criança ouve, mas pra fazer sentido ela tem que OBSERVAR que o adulto faz o que fala! Crianças copiam o que vêem, por isso além da orientação pais tem que ser exemplos. Constância diz respeito a manter a palavra: NÃO É NÃO, SIM É SIM. Ex.: Se a criança não pode comer doce antes do almoço, não se deve abrir exceções! Crianças aprendem muito cedo a chantagear e tentam manipular o adulto, para que isso não ocorra deve-se ter firmeza e manter as regras estipuladas, não ceder ao que a criança quer somente porque perdeu a paciência com a sua insistência.
Quanto a consequência: é muito importante mostrar a criança (de acordo com seu grau de entendimento) que suas ações geram reações, e que ela terá que "consertar" de alguma forma o que fizer de inadequado.
ex.: se ela sujou o tênis do irmão, ELA vai ter que limpar; se ela quebrou o vaso da vizinha ela vai ter que recompensá-la de alguma forma. Isso vai variar muito de acordo com a etapa de desenvolvimento da criança, mas a consequência de seus atos deve estar diretamente relacionada ao ato! (partindo deste princípio, não adianta trancar a criança no quarto porque ela brigou com o irmão).
E assim é possível educar sem bater!
Qualquer duvida sobre o tema: ko_carvalho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso??